5 dicas para facilitar a escolha profissional

Entre os 17 e 18 anos, a maioria das pessoas se depara com um dilema de que carreira seguir. Nessa fase de transição, saindo da adolescência e entrando na fase adulta, as responsabilidades e decisões a serem tomadas aumentam e a escolha da carreira a ser seguida tem uma importância muito grande, pois irá determinar os rumos da sua vida nos próximos anos. Uma decisão errada poderá comprometer seu tempo e suas expectativas. Em momentos assim, ter uma boa Orientação Vocacional contribui de forma positiva na tomada de decisão dos futuros profissionais.

Existem pessoas que parecem que já nasceram com certas habilidades e predisposições para determinadas áreas. Quando chega o momento decisivo, elas já têm certeza do que vão fazer. Porém, a grande maioria não tem esse privilégio e dúvidas a respeito da carreira profissional são sempre comuns.

Essa busca pode ser bastante complicada e estressante, principalmente quando não se tem ideia do que fazer. Para encontrar respostas, deve-se levar em conta alguns fatores, como: conhecer a si mesmo, suas próprias habilidades e capacidades, e ainda ter o conhecimento do mercado de trabalho e do desenvolvimento da carreira na qual tem interesse. Além disso, é importante ter uma atitude proativa em relação à busca para encontrar a sua área de atuação.

Aqui seguem algumas dicas para facilitar essa escolha:

1 – Saiba quem é você

Conhecer-se bem é fundamental para a escolha do curso que mais combine com o seu jeito de ser. Pense a respeito do que você gosta de fazer, os assuntos que te interessam (inclusive as matérias da escola) e quais são seus valores, habilidades e características. Sua futura profissão precisa estar de acordo com tudo isso.

2 – Conheça as opções de cursos e carreiras

Faça uma boa pesquisa sobre todas as opções de cursos disponíveis, sem se restringir às alternativas tradicionais.

3 – Elabore uma lista

Pense primeiro na área que mais te agrada: humanas, biológicas ou exatas. Dentro de uma destas grandes áreas que você optou, analise quais profissões têm mais a ver com você. Faça uma lista das que mais te agradaram, conciliando suas características e o seu projeto de vida: como você se imagina daqui a dez anos? Que papel você quer ter no mundo? Que estilo de vida você quer ter? Com que tipo de pessoas quer se relacionar?

4 – Pesquise

Depois de selecionar os cursos que te interessam, pesquise a grade curricular de cada um deles, tempo de duração, valores, localização e se estão aprovados e certificados pelo MEC.

5 – Converse com universitários e profissionais

Pergunte para seus amigos se eles conhecem alguém que faz o curso que você tem interesse. Troque uma ideia com essa pessoa sobre como é a graduação, a rotina de estudos e as atividades. Também é importante conversar com quem já atua na área. Pergunte como é o seu dia a dia de trabalho e os pontos fortes e fracos da profissão. É muito importante você conhecer a rotina de trabalho e analisar se está de acordo com o que você quer para a sua vida.

Dedique tempo ao seu processo de escolha! Uma escolha acertada agora vai te poupar tempo, dinheiro e energia!

Boa sorte!

Alessandra Buzzo

Psicanalista e Orientadora Vocacional/Profissional

Picture of Alessandra Buzzo

Alessandra Buzzo

Abrir bate-papo
Olá! Como posso ajudar?