Muitos pais não se envolvem com o que os filhos vão escolher em termos de carreira para suas vidas, isso pode ser bom por um lado, dando liberdade e espaço para escolha, mas na prática essa ausência mais atrapalha do que ajuda.
Os jovens sentem necessidade de ter os pais por perto nessa fase, apoiando, guiando, mas não decidindo, e a ausência deles é muito percebida.
Os pais investem em boas escolas e outros cursos, que acreditam contribuir para a preparação do jovem, mas mesmo assim as coisas podem não sair como esperam e os filhos abandonarem a faculdade nos primeiros meses, começarem outra e abandonarem outra vez…
Diante disso, muitos pais se sentem decepcionados e se perguntam onde erraram, o que poderiam ter feito para evitar que os filhos abandonassem a faculdade.
E a boa notícia é que os pais podem fazer total diferença no futuro profissional dos filhos! Se o apoio for equilibrado a influência positiva dos pais pode mudar completamente o rumo de uma triste história de fracasso dos filhos…
Se esse é o momento do seu filho, entre em contato e conheça o programa de Orientação Vocacional e Profissional!
Alessandra Buzzo
Psicanalista Clínica e Orientadora Vocacional