A orientação vocacional e profissional é muito mais do que um teste vocacional.
É um processo que irá facilitar a escolha do rumo profissional que o jovem irá seguir, o ajudando a se conhecer, identificar seus talentos, gostos e o que o move através da reflexão do que quer de sua vida e se isso está alinhado aos seus valores.
Além dos casos de jovens buscando por uma profissão, a orientação profissional também se aplica às pessoas que já trabalham, mas pretendem mudar de área.
A Orientação Vocacional e Profissional pode se dar em um desses momentos: escolha, ascensão, estagnação ou mudança.
Escolha: Entre os 17 e 18 anos, a maioria das pessoas se depara com um dilema de que carreira seguir. Nessa fase de transição, saindo da adolescência e entrando na fase adulta, as responsabilidades e decisões a serem tomadas aumentam e a escolha da carreira a ser seguida tem uma importância muito grande, pois irá determinar os rumos da sua vida nos próximos anos.
Ascensão: Este é o momento em que o profissional está em alta, com sentimento de confiança, euforia, coragem, com muitas atividades a serem desenvolvidas, ideias na cabeça, projetos e desejos. Nesta fase, a Orientação Profissional é eficaz, pois conduzirá o cliente a realizar um plano de ação, com foco e disciplina, para que ele alcance os resultados desejados.
Estagnação: Neste momento, o profissional encontra-se em um estado desconfortável, pois seu crescimento profissional e pessoal está estagnado, o que pode ocorrer por diversos motivos.
A Orientação Profissional oferecerá ao profissional que se encontra neste momento de estagnação técnicas e ferramentas de estímulos para gerar ações que lhe permitam retomar suas atividades.
Mudança: Se o momento é de mudança profissional, a Orientação Profissional o levará à reflexão e revisão sobre a carreira, e o conduzirá a mudanças assertivas, sendo elas de novas direções profissionais, de mudança de cargo, de empresa ou promoção.
Alessandra Buzzo Psicanalista